Furtos e roubos a condomínios crescem 56% em São Paulo
Cuidados individuais e portaria remota ajudam a diminuir o tipo de crime

As invasões a condomínios de São Paulo têm dados assustadores, cerca de 1.300 crimes contra prédios foram registrados somente entre janeiro a abril, no ano passado foram 832, no mesmo período. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. É um cenário temeroso que atinge tantos os condomínios mais afastados como os estabelecidos nos grandes centros, e isso, independe do padrão.

Porém, diferente de anos atrás, cuja saída era apenas o desespero e torcer para resultados das investidas policiais, hoje se têm as novas tecnologias de ação coletiva que associadas a medidas de atenção individual promovem segurança contra esse tipo de crime.

E é onde mora o perigo. É que 90% das empresas dizem que gravam todas as imagens captadas pelas câmeras, mas não possuem capacidade no sistema para realizar o armazenamento dessa produção maciça de cenas de segurança das áreas do condomínio. Os que dizem que possuem geradores, porém tem apenas nobreak para duas horas de queda. Não possuem um centro de controle equipado para dar suporte, sem infraestrutura e tecnologia de ponta para gerenciar a segurança do condomínio incapazes de absolverem novas demandas. Uma base para unificar as informações e ter ações conjuntas.

As ações modernas contra os roubos e furtos ligados estão no mundo tecnológico e são representadas e usadas pelas empresas de Portaria Remota. Elas apresentam sistemas de segurança planejados somados à tecnologia, que inclui sensores, cercas elétricas, câmeras, monitoramento, biometria e outros mecanismos de proteção que dificultam em 100% as ações dos bandidos.

Entre as empresas do ramo, destaca-se a IntegraCorp Portaria Remota, uma pioneira no ramo de sistema virtual no País com mais de 10 anos de atuação em condomínios residenciais e empresas, sempre com uso de tecnologias inovadoras. O centro de operações da Integracorp é um dos maiores da América Latina, que usa sistema 5.0 de trabalho empresarial de monitoramento digital. As operações são em tempo real, de maneira integrada, entre a evolução da tecnologia de comunicação, cooperando entre si, e as pessoas, de forma imediata por meio da internet por 24 horas.

Hoje, a segurança é um fator primordial, principalmente no Brasil onde as invasões a condomínios estão sendo uma constante. O serviço de portaria remota nos moldes da Integracorp evitam o uso dos mais variados disfarces usados pelos bandidos como corretor de imóvel, técnico de TV a cabo, procurador de justiça e entregadores. Não se entra nesses locais vigiados com monitoramento remotamente sem o uso de QR CODE, Tag, biometria ou aplicativo de celular.